HIstória

 A Hubel Agrícola foi fundada pela Família Conceição, detentora do Grupo Hubel, que abraça no seu perímetro empresas especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços de engenharia, de soluções para o uso e gestão da água, e ainda os negócios de nutrição de culturas agrícolas e de prestação de serviços de engenharia agronómica.

O Grupo, com sede em Olhão, foi criado em 1982, dedicando-se originalmente ao fornecimento de soluções para a indústria da água. Desde então, expandiu a sua actividade às áreas de nutrição, irrigação e produção agrícola, tendo estado inicialmente focado nas culturas da meloa e do tomate. De realçar que o Grupo Hubel foi pioneiro na utilização de métodos de cultivo por hidroponia em Portugal, aquando da sua introdução em 1992.

Em 1996, em associação com outros agricultores, o Grupo Hubel criou a Madre Fruta, Organização de Produtores cujo principal propósito é o escoamento e a venda em escala da produção dos seus vários associados. Hoje em dia, a Madre Fruta reúne a maioria dos produtores de frutos vermelhos (framboesa, morango e amora) da região do Algarve.

Em 2002, a Hubel Agrícola deu início à sua cooperação com a Driscoll’s, líder mundial na distribuição de frutos vermelhos. Impulsionada por esta parceria, até ao ano de 2011 a Hubel Agrícola aumentou a sua área de cultivo em estufa para 13,1 Hectares.

Um ano mais tarde, acompanhando o repto lançado pela Driscoll’s, a Hubel Agrícola decidiu aumentar a capacidade produtiva de 13,1 para 49 Hectares. Considerando as exigências deste investimento, a Família Teixeira da Conceição entendeu assim que esta nova fase do negócio beneficiaria da entrada de um parceiro capaz de aportar o capital e reforçar as competências de gestão para responder aos novos desafios. 

Neste contexto foi constituída em Dezembro de 2012 a Hubel Agrícola SGPS, SA, cuja estrutura acionista é composta pelo Fundo de Capital de Risco ‘Vallis Sustainable Investments I’ (VSI-I) e pelo Grupo Hubel,

O ‘Vallis Sustainable Investments I’ é um Fundo de Capital de Risco, que sob a temática “People, Planet, Profit” investe em empresas ibéricas de elevado potencial de crescimento, cujos vetores da procura de longo prazo estão fortemente correlacionados com a sustentabilidade, gerando valor para os investidores enquanto contribui para um mundo sustentável.

A Vallis Capital Partners, accionista da sociedade gestora do fundo VSI-I, é a primeira e única sociedade de Private Equity em Portugal signatária dos Principles for Responsible Investment (PRI) das Nações Unidas, estando verdadeiramente comprometida com os temas da Responsabilidade Social, Ambiental e de Governo das Sociedades.

Em 2015 o projecto de expansão da Hubel Agrícola foi concluído. Considerando os 36 hectares de novas estufas, a Hubel Agrícola dispõe actualmente de uma área total de 49 hectares destinados à produção de framboesa de alta qualidade, distribuídos entre 5 explorações nos concelhos de Olhão, Faro e Tavira.